Como o Marketing Digital pode reduzir custos de aquisição de clientes

Quando o assunto é marketing digital, algumas opiniões ainda se dividem com relação a sua eficácia. Várias empresas, infelizmente, ainda acreditam que se trata de um custo, no entanto o número daquelas que já consideram as estratégias no ambiente on-line como um investimento indispensável para conquistar clientes e aumentar as vendas, vem crescendo.

Além das diversas vantagens, essas táticas contribuem na redução no CAC (custo de aquisição de clientes) o que certamente é uma vantagem no cenário econômico atual. Por isso, neste post, selecionamos 5 dicas infalíveis de como reduzir custos através das estratégias de marketing digital.

Crie uma presença digital consistente

A presença digital de uma marca não se resume apenas ao fato da empresa estar na internet, é preciso ter estratégia e posicionamento. Participar do ambiente digital de maneira assertiva significa conhecer muito bem o seu público-alvo, criar os melhores pontos de contato (site, redes sociais, e-mail marketing, etc.) para alcançá-lo, além de produzir um conteúdo de valor. Dessa forma, a empresa atrairá cada vez mais possibilidades de gerar negócios e reduzir o seu CAC.

Direcione as suas ações para o público certo

Quanto mais bem direcionadas forem as ações de marketing do seu negócio, maiores serão as chances de reduzir o seu custo na atração de clientes potenciais. Afinal, a internet disponibiliza muitos recursos para segmentar de forma criteriosa o público de cada campanha.

Se a empresa cria um anúncio no Facebook Ads, por exemplo, selecionando os fãs que fazem aniversário nos próximos dias para oferecer um produto com um desconto especial, a possibilidade das pessoas se envolverem com a publicação e comprarem o produto é muito alta. Sem falar que nesse tipo de abordagem não é necessário que o setor comercial disponha de muito tempo para fechar uma venda, o que, com certeza, otimiza tempo e reduz os custos de aquisição de clientes.

Compartilhe conteúdo de valor para reduzir custos

Outra dica muito importante para o seu negócio é a produção de conteúdo de qualidade. Diariamente milhares de pessoas utilizam a internet para buscar informações sobre produtos e serviços. As empresas que compartilham conteúdo tem a oportunidade de se relacionar com os seus clientes potenciais. Ou seja, quando a marca disponibiliza um e-book sobre o tema “O passo a passo para um planejamento de marketing digital”, as pessoas que baixarem esse material fornecem um e-mail.

Sendo assim, a empresa continua enviando conteúdo de valor durante a jornada do consumidor até o momento em que ele se sente pronto para consumir e consequentemente, o seu negócio terá preferência. Afinal, as pessoas confiam nas empresas que fornecem informações úteis para o seu dia a dia. Nessa estratégia, quando o profissional de vendas entra em ação os consumidores já estão propensos a adquirir o produto, já que foram nutridos por diversos materiais informativos ao longo de sua caminhada. Por isso, o marketing de conteúdo é tão eficiente na redução do CAC.

Trabalhe para a retenção de clientes

Sabemos que captar um cliente é muito mais caro do que fidelizá-lo. Por esse motivo, o marketing digital é um importante aliado não só na conquista de clientes como na retenção deles. Através de táticas de e-mail marketing, produção de conteúdo no blog, redes sociais, é possível focar no relacionamento com os seus clientes.

Dessa forma, as pessoas se sentem amparadas pela empresa mesmo após ter adquirido um produto e isso torna a relação entre marcas e consumidores cada vez mais humanizada. As chances de um consumidor optar pela concorrência quando precisar novamente da sua solução são escassas. Clientes fiéis exigem menor esforço da empresa na atração de novos clientes e isso certamente otimiza tempo e recursos financeiros.

Monitore a sua atuação

Acompanhar periodicamente os resultados das ações de marketing digital é fundamental para aprimorar a sua performance e potencializar a aquisição de clientes. Somente através de uma análise das principais métricas de marketing será possível identificar as adaptações necessárias para aperfeiçoar a sua estratégia e elevar o ROI (Retorno sobre o Investimento).

Ainda tem dúvidas sobre como reduzir custos por meio de ações de marketing digital? Então assine a nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre o assunto!

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