Entenda como a hospedagem de um site influencia a estratégia de SEO

Hoje em dia, o marketing digital está muito presente nas empresas que migraram para a Internet. Em busca de uma posição melhor no ranking de pesquisas do Google, tendem a procurar alternativas que a levem para esse resultado. O que faz muita diferença, inclusive, é a hospedagem de um site, um fator influenciador para suas estratégias de SEO (Search Engine Optimization).

Isso quer dizer que, quando o Google, em milésimos de segundos, busca por uma página relevante que vai sanar a dúvida do usuário, ele usa diversos critérios para colocar o seu site no ranking.

E, dependendo de como é seu site, você pode sair perdendo nessa história. Não é de hoje que sabemos que o conteúdo, a experiência do usuário, o design e a estratégia de SEO podem fazer você se destacar entre a multidão – ou ficar na mesma.

Como a hospedagem de um site influencia o planejamento de SEO

O assunto pode ser difícil de compreender no início, mas a partir do momento em que você conhece as principais particularidades do tema, acaba por descobrir se está fazendo certo ou não.

Por exemplo, quando você fecha parcerias com sites de hospedagem ou compartilha espaço com outros, ou então se algum apresentar conteúdo inapropriado e reputação baixa, você será punido e obterá pouca relevância no resultado de busca.

Para evitar isso, é recomendável que você tenha uma hospedagem restrita, que bloqueie esse tipo de compartilhamento ou faça uma hospedagem própria, sem precisar dividir com ninguém. Os riscos de que isso atrapalhe seu SEO serão muito menores.

Entenda outros fatores que influenciam em suas estratégias de SEO:

Velocidade do servidor

Uma das causas que podem lhe prejudicar é a velocidade no carregamento das páginas. Mesmo que a hospedagem seja boa, pode ser que a quantidade de conteúdo, os links pesados e a falta de um sistema de cache, lhe impeçam de ter uma estratégia de SEO bem-sucedida. Por isso, o processamento do conteúdo deve ser avaliado constantemente, além de se investir em um sistema de cache.

Estabilidade da hospedagem

Outro fator é a estabilidade do site. Imagine ter uma página que saia do ar de vez em quando e que não está satisfazendo às necessidades dos usuários. Essa disponibilidade é chamada de Uptime, a qual serve como uma métrica para você rever se a hospedagem está com defeito ou não. Caso o Google procure por você e perceba que o site está indisponível, novamente você é atingido.

Vizinhança de IPs

Não, não é obrigatório você ter um IP próprio. Entretanto, a partir do momento em que há vizinhança dos IPs, deve-se tomar cuidado para não sobrecarregar o servidor. Se você tem preferência por realizar uma hospedagem que utilize os mesmos IPs para vários sites, é provável que, eventualmente, acabe sofrendo com a “generalização”, entende? Ferramentas de busca, como o Google, acabarão não identificando o seu site com identidade própria e isso compromete o SEO.

Geralmente, o que se recomenda para ter uma boa estratégia de SEO é investir em hospedagens com IP próprio, uma vez que terá apenas um servidor dedicado e não precisará compartilhar o site com ninguém.

Por todos esses motivos, notamos a importância de se escolher uma boa hospedagem para não sair prejudicado nos motores de busca.

Viu só como a hospedagem de um site pode influenciar as técnicas de SEO? Deixe seu comentário logo abaixo sobre sua experiência!

RSS
Envia por e-mail
Facebook
Facebook
Twitter
Visit Us
SHARE
Pinterest