Estratégias de SEO e AdWords: qual o melhor investimento?

SEO e AdWords são duas estratégias muito presentes no mundo do marketing digital, fato que por si só costuma gerar muitas dúvidas por parte de quem está iniciando na área ou pretende usar a web para alavancar os negócios.

Qual a melhor investida a se tomar? Qual delas oferece mais vantagens? Se as próprias empresas respondessem a essas questões, certamente a conclusão seria nula, pois esta depende dos objetivos traçados e um bom planejamento. O que se deve fazer, afinal? A resposta está no presente artigo.

Boa leitura!

Diferenças entre SEO e AdWords

Investir em estratégias SEO e no Google AdWords são duas práticas que, embora distintas, seguem uma mesma linha de raciocínio. Ambas têm como a base de tudo — ou quase tudo — o bom uso de palavras-chave para atrair o internauta.

Dentre os vários termos existentes no marketing digital há um acrônimo em especial, conhecido como SEM (Search Engine Marketing), ou marketing para motores de busca. É nele que estão inseridos dois meios para conquistar clientes através dos buscadores: os resultados de busca orgânica e os links patrocinados.

Resultados de busca orgânica

São os principais resultados que aparecem na tela. Para que o Google — assim como outros websites, como Yahoo, Bing, Ask etc — determine qual a sequência de páginas deve ser apresentada (o que chamamos de rankeamento), os critérios adotados são a própria palavra-chave e a qualidade da página.

Ou seja, o algoritmo faz uma varredura por todos os sites cadastrados, detecta, com base nos termos pesquisados, as páginas que melhor condizem com eles. Feito isso, a qualidade da página passa a ser analisada, assim haverá a certeza de que o usuário será redirecionado a um conteúdo que corresponda suas expectativas.

Links patrocinados

São popularmente conhecidos como anúncios patrocinados. A prática consiste em exibir anúncios em um local específico na tela de resultados, no caso, alguns são impressos acima dos resultados de busca orgânica e os demais ficam à direita, totalizando 10 anúncios.

Tomando como exemplo o Google AdWords, para que um anúncio conquiste o tão cobiçado espaço é necessário passar por um filtro, onde serão avaliados os valores propostos pelo anunciante e a qualidade de seus anúncios.

O peso da qualidade em ambos os módulos é praticamente o mesmo, tendo como diferença o fato de que no AdWords o aspecto financeiro divide as atenções, mas não de forma tão determinante, visto que o AdWords, acima de tudo, é um espaço que possibilita a empresas de todos os portes competirem.

Estratégias de SEO são essenciais

Ter sucesso ao trabalhar com marketing digital, sobretudo aderindo aos conceitos do inbound e content marketing, só é possível caso exista uma consistente estratégia de SEO por trás de cada ação.

Utilizar as melhores palavras-chave — não necessariamente as mais populares —, otimizar as URLs de cada página, utilizar um design responsivo para o site, fazer uso consciente das head tags, entre outras práticas, são fundamentais para que o site se torne relevante aos motores de busca.

Obviamente, um fator que não pode ser esquecido — embora tenha sido enfatizado ao longo do texto — é a qualidade do conteúdo. Se a página não oferece algo rico, criativo e autêntico, a relevância para o público não será adquirida, sendo que esta é a mais importante.

As vantagens do AdWords

Em AdWords, as vantagens costumam a ser direcionadas à oferta de produtos mais diretamente. O anúncio, desde que bem estruturado, será visualizado e clicado por um maior número de usuários com potencial interesse pela solução ou produto em questão.

Vale salientar que o orçamento a ser dedicado é consideravelmente baixo. O Google AdWords requer um investimento mínimo de R$ 50,00 e os custos podem ser cobrados através de duas taxas: custo por clique (CPC) ou custo por mil impressões (CPM).

A melhor solução é combinar as estratégias

Como explicado anteriormente, ambos os conceitos possuem muitas similaridades. Dessa forma, em vez de formarmos um “duelo” entre estratégias de SEO e AdWords, devemos enxergá-las como ótimas aliadas na captação de clientes.

E o seu negócio já conta com essas estratégias? Conte-nos deixando o seu comentário!

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