Instagram para negócios: como usá-lo para divulgar sua empresa

As pessoas adoram compartilhar fotos nas redes sociais. Talvez você mesmo esteja nesse grupo, mas já pensou em também utilizar o Instagram para negócios?

As empresas mais inteligentes já entenderam que essa é uma excelente estratégia de marketing digital: o Brasil é o segundo país com mais usuários no Instagram, atrás apenas dos EUA.

São mais de 300 milhões de usuários ativos, postando milhares de fotos todos os dias e passando uma média de 21 minutos diários no aplicativo.

Qualquer empresa pode usar o Instagram para negócios?

Você certamente conhece (e até segue) alguns perfis de lojas virtuais de roupas, acessórios ou decoração, certo?

Quem usa o Instagram para negócios, na maioria das vezes, está vendendo produtos físicos, mas não significa que isso seja um problema para outras empresas. Serviços diversos e produtos digitais também performam muito bem na rede social, tudo depende da sua estratégia para a plataforma.

A seguir, preparamos algumas dicas de como utilizar o Instagram para negócios.

Antes de tudo, planejamento!

O Instagram costuma ser uma rede social bem espontânea, principalmente pela facilidade de postar, mas, se você quer conquistar mais fãs, é preciso pensar em cada detalhe.

Você conhece bem seu público? Sabe que tipo de conteúdo gera valor para ele? Sabendo disso, defina com clareza seu objetivo (levar mais tráfego para seu site, aumentar sua base de fãs, gerar consciência sobre sua marca) e monte seu cronograma.

Outra dica fundamental é fazer uma análise da concorrência e do que as pessoas estão falando sobre eles e sua marca.

Invista em anúncios

Assim como o Facebook, o Instagram também permite que as empresas anunciem na plataforma e isso pode ser uma enorme vantagem para a sua empresa.

As suas postagens orgânicas, aquelas que você faz para os seus seguidores são ótimas para aumentar o engajamento e fixar sua marca na mente das pessoas, mas são as campanhas de anúncios que irão trazer novos curtidores e aumentar suas vendas consideravelmente.

Você pode utilizar fotos ou vídeos em seus anúncios e segmentá-los somente para pessoas que tenham o perfil do seu público-alvo. Com a publicidade no Instagram, você pode, por exemplo, impulsionar suas publicações, direcionar as pessoas para o seu site, aumentar seu número de seguidores, impactar pessoas que estão próximas da sua empresa, aumentar o reconhecimento da sua marca etc.

Além disso, não é necessário um grande orçamento para investir: mínimo de R$1,00 por dia!

Priorize a qualidade da imagem

No Instagram, sua imagem deve ter mais impacto que as palavras e o design é essencial. Aqui, sua foto é a grande estrela e, geralmente, precisa passar sozinha a mensagem. O texto vai ancorar a sua postagem.

Se você vende produtos físicos, capriche na produção e montagem, mas também vale postar fotos dos bastidores da sua empresa e de outros conteúdos do seu nicho que gerem valor para o seu cliente.

Uma dica valiosa aqui é tentar contar uma história, apresentar seus produtos/serviços de maneira consciente, sem esquecer de garantir uma identidade para a sua marca.

Crie relacionamento com seu público

Interagir com seu público é muito importante e gera ainda mais valor para a sua marca. Poste sobre outros assuntos de interesse dele que tenha alguma ligação com sua empresa e sempre responda comentários e dúvidas.

Outra ação bacana é respostar fotos dos seus seguidores. Se um cliente fez uma postagem com algum produto seu, por exemplo, comente e reposte em sua página: os resultados são muito eficazes!

Tenha um cronograma

Em qualquer rede social, periodicidade é palavra de lei, mas não vale definir um horário aleatório.

O ideal é mapear os horários de maior presença dos seus fãs no aplicativo e escolher esses horários para publicar seus posts. Como as postagens sobrepõem umas às outras, o risco é que sua foto se perca entre centenas de outras e não seja vista.

Como visto aqui, utilizar o Instagram para negócios é uma estratégia assertiva para divulgar sua empresa, impulsionar vendas e fortalecer sua presença de mercado. O poder das rede sociais, atualmente, é fundamental para empresas de sucesso, não deixe de utilizá-las!

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