5 passos para começar a investir em marketing digital

Empreendedores de todas as áreas estão em busca de novas formas de atrair consumidores e aumentar a base de clientes. Entretanto, as limitações do marketing off-line têm feito com que cada vez mais empresários optem por investir em marketing digital. Para começar a atuar no cenário online, no entanto, o planejamento é fundamental. Por isso, destacamos cinco passos para quem quer aproveitar as oportunidades do marketing digital. Confira!

Definição dos objetivos

Você sabe quais são os objetivos da sua presença online? Muitas vezes confundem-se com os objetivos do negócio, mas é preciso ter propósitos claros e específicos relacionadas à sua atuação na web.

Os objetivos do marketing digital podem ser vários, como aumento do tráfego do site, consolidação da marca, atração de leads, aumento das vendas, melhoria no relacionamento com o cliente etc. Lembre-se: os objetivos devem ser plausíveis, mas sem perder a ousadia, para que haja um incentivo a mais na conquista de melhores resultados.

Segmentação do público-alvo

A definição do público-alvo direcionará todas as ações e campanhas de marketing digital e permitirá construir uma estratégia mais certeira para atingir os objetivos definidos. O público-alvo pode ser identificado a partir da base atual de clientes, com pesquisas de interesse, ou a partir da construção de “buyer personas”, que consiste no perfil completo do que o empreendedor entende como o cliente ideal para o negócio.

Entre as informações que devem ser coletadas destacam-se as seguintes:

  • Objetivos, prioridades e áreas de interesse do cliente;
  • Comportamento de consumo;
  • Características como idade, sexo, renda, nível de escolaridade etc.

Planejamento de ações

As ações de marketing digital darão o suporte para que as estratégias sejam eficazes de acordo com as fases do funil de vendas. Crie ações para a etapa de atração, conversão de visitantes em leads e conversão de leads em clientes. Para cada uma dessas fases é necessário criar um tipo de estratégia e oferta, como e-books, tutoriais, guias, casos de estudo, e-mail marketing etc.

Após definir as ações de marketing digital para levar o usuário adiante na jornada de comprador é preciso definir um cronograma. Com diversas ofertas e planos de ação sendo executados simultaneamente é fundamental organizar a ordem e a frequência com que esses conteúdos serão disponibilizados, construindo uma estratégia mais eficaz.

Definição do budget

A partir dos objetivos da empresa ao investir em marketing digital será definido o budget, que é o orçamento empresarial relacionado às previsões de vendas, custos e despesas. Para não errar no orçamento, tanto para menos, não atingindo os resultados desejados, quanto para mais, gastando muito em ações que não oferecem o retorno almejado, é fundamental considerar onde se está, onde se quer chegar e como será realizada essa trajetória.

Caso o orçamento seja reduzido, por exemplo, pode ser mais interessante escolher uma única estratégia para trabalhá-la melhor. Com um orçamento maior, por outro lado, é possível selecionar mais de uma estratégia relevante para o seu negócio.

Mensuração dos resultados

Diferentemente das mídias off-line, que não permitem uma mensuração exata, investir em marketing digital traz mais essa segurança ao empresário, pois será possível acompanhar os resultados de todas as ações pelo Web Analytics, como número de visitas, taxa de conversão, interações e outros.

No caso do marketing digital é essencial acompanhar esses resultados para que seja possível direcionar os investimentos para as estratégias que têm obtido melhores desempenhos e repensar aquelas que estão com resultados limitados.

Investir em marketing digital é, atualmente, imprescindível para qualquer empresa que deseja aumentar sua base de clientes e melhorar a experiência dos consumidores, aprimorando as formas e canais de relacionamento. No Brasil são mais de 110 milhões de usuários online, o que torna o ambiente online relevante para empresas de todos os tamanhos e segmentos.

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