7 excelentes dicas de SEO para o seu site

Independentemente do segmento de atuação da sua empresa, aposto que 80% das compras feitas pelo seu cliente começam com uma pesquisa na internet. Se pararmos para pensar em nossos hábitos como consumidores vamos ver que essa busca começa, em sua maior parte, no Google. É por isso que o SEO – ou a otimização para mecanismos de busca – é uma das áreas mais importantes do marketing digital.

Hoje vamos compartilhar com você algumas dicas fundamentais de SEO para ajudar no posicionamento do seu site. Confira!

O que é SEO?

Antes de partirmos para as dicas, vamos explicar o que caracteriza o SEO. A sigla vem do inglês – Search Engine Optimization – e, como falamos anteriormente, é a parte do marketing digital dedicada a otimizar os sites, a fim de melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca.

O SEO leva em consideração a relevância dos sites, já que a promessa do Google é entregar para o usuário o resultado de busca mais relevante para aquilo que ele está buscando. Essa relevância é calculada a partir das informações presentes nos posts. Veja a seguir nossas dicas para o SEO do seu site!

Pesquisa de palavras-chave

O SEO baseia-se essencialmente em conteúdo. No entanto, antes da produção de artigos e posts para seu blog, é necessário fazer uma pesquisa de palavras-chave. O objetivo dessa pesquisa é saber quais as palavras mais buscadas dentro do seu segmento de atuação. Com essa informação é possível saber em qual conteúdo focar na hora de produzir seus posts.

Conteúdo de qualidade

De nada adianta o post indexar e o conteúdo não ser de qualidade. Ou seja, se o usuário busca determinada palavra, encontra o seu site, mas assim que acessa já vai embora, o Google entende que seu conteúdo não é relevante para aquela busca e, por isso, você perde posições na busca. Assim, ao ter as palavras-chave definidas, invista em conteúdo de qualidade que retenha o visitante no seu site.

Tamanho e formato dos posts

Outro ponto importante é o tamanho dos posts. Nós já testamos e aprovamos essa dica. Textos bons para indexar devem ter entre 500 e 1000 palavras, precisam repetir a palavra-chave foco o maior número de vezes sem atrapalhar a leitura, e devem ser divididos em subtítulos que, se possível, também contenham vez ou outra a palavra-chave.

Meta tags e título

Dentro de uma página da web existem algumas tags que são lidas pelo robô do Google. Por isso, você também precisa inserir sua palavra-chave foco na chamada meta descrição, aquela que aparece abaixo do link na página de resultados do buscador. O título também é bastante importante, e quanto maior ele for, maior será também a importância da palavra-chave.

Arquivos de imagens

Todo post de qualidade, que mostre relevância para aparecer nos primeiros resultados da busca, contém imagens. Para que as imagens contribuam com o posicionamento do conteúdo no Google, é necessário que elas contenham também a palavra-chave no nome do arquivo e na tag alt.

Link building

Também é importante no cálculo de relevância a presença de links em outros sites direcionando para o seu site. Uma dica fundamental nesse sentido: invista em ações que estimulem os usuários a compartilhar seu conteúdo em outros lugares. Todo compartilhamento gera links que são entendidos pelo Google como um aumento na sua relevância.

Links internos

Quanto mais tempo o usuário ficar navegando em seu site, tanto mais relevante ele será para o Google. Por isso, sempre que puder, invista em ações que facilitem a navegação constante do visitante. Nesse sentido, dentro dos artigos crie links que levem o visitante a outros posts do seu site.

Essas foram algumas dicas básicas de SEO para você implementar hoje mesmo, de forma rápida e bastante eficaz, e melhorar o posicionamento do seu site.

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre o tema, não deixe de fazer seu comentário abaixo!

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