A importância de um ótimo site para sua estratégia de marketing digital

A popularização e a disseminação da internet trouxeram realidades de mercado e estratégias de marketing diferentes daquelas que tínhamos até vinte anos atrás. Estamos todos conectados, seja por computadores, smartphones, notebooks e muitos outros meios digitais – e não há mais motivos para que a sua empresa também não esteja presente nesse novo mundo. Mas você, empresário, sabe qual a real importância de um ótimo site para sua estratégia de marketing digital?

Os benefícios de se manter um site são muitos. Pense que, por meio dele, sua empresa estará acessível 24 horas por dia e 7 dias por semana, podendo vender online seus produtos e serviços, além de ser possível estabelecer um canal permanente de comunicação com seu público-alvo.

Mas a principal função de um site é dentro de uma estratégia de marketing digital, fazendo com que a mensagem chegue às pessoas e provoque um comportamento de compra e engajamento, para assim promover uma presença online sólida de sua empresa.

Para atingir esses objetivos, é necessário que o site de sua empresa seja algo mais além de um simples “folder”, com texto institucional, fotos e contato dispostos de qualquer maneira entre as páginas. O site é uma ferramenta poderosa, o “porto seguro” de sua empresa na internet, e deve ser pensado, planejado e desenvolvido com o máximo de cuidado e respeitando alguns fatores importantes.

Design

No início da internet, era bastante comum que os sites usassem e abusassem de recursos visuais, sempre muito coloridos, piscantes e chamativos. Claro que isso não dá certo e tende a espantar qualquer um que o acesse. Pense no design do site de sua empresa como sendo algo clean, de fácil entendimento e assimilação, e que não confunda o usuário.

Conteúdo

O site de sua empresa será o lugar que abrigará o principal componente da estratégia de marketing digital: o conteúdo. Seja por meio de blog posts, vídeos, infográficos e quaisquer outros tipos de informações relevantes para seu público, esse material deve encontrar um bom “lar” dentro do seu site.

Navegação

O ideal é que o usuário consiga chegar em qualquer página ou informação específica dentro do site com o mínimo possível de cliques – dois seria o ideal. Com isso em mente, planeje a estrutura do site de sua empresa de forma a facilitar o acesso a qualquer informação, deixando os principais links e botões bem posicionados e visíveis.

Experiência do usuário

Aliada à navegação, a experiência do usuário diz respeito aos percursos que você deseja que o usuário faça em seu site, com certos objetivos em mente: coletar e-mail, cadastro de opinião, comprar um produto, contratar um serviço, dentre muitos outros possíveis. Suas questões, nesse quesito, serão: por onde o usuário deve “entrar” no seu site? O que ele tem que fazer e por onde deve “passar” até que chegue ao objetivo final?

SEO

Tudo isso deve ser planejado e executado sempre com as melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization), observando assim que todas as páginas e textos tenham hierarquia de tópicos e títulos, palavras-chave relevantes, código limpo, imagens “tagueadas”, e etc. Dessa forma, fica mais fácil de o site ser encontrado e ranqueado pelo Google e pelos outros mecanismos de busca.

Gostou das dicas? Aproveite-as em sua estratégia de marketing digital e faça uso do espaço abaixo para comentários! Participe e discuta!

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