Como o marketing digital pode fazer toda a diferença para a sua empresa

Ter uma forte presença online é indispensável para qualquer empresa que se lança no mercado atualmente. Este é o momento em que o marketing digital se sobressai em relação ao tradicional. Muito disto ocorre em função das formas como as marcas passaram a se comunicar e interagir com o público.

O conceito e o objetivo de ambos os tipos de marketing são os mesmos: criar e gerenciar relações lucrativas com os consumidores e, por consequência, conquistar novos clientes, fidelizando-os. A principal diferença, obviamente, está no ambiente onde as estratégias são implantadas. Nunca se falou tanto em mobile, redes sociais, inbound marketing, mídia programática, e-mail marketing, SEO, etc.

Outro detalhe a se atentar são as vantagens que o marketing digital leva sobre o offline. Aliás, esse será o foco deste artigo. Mostraremos 4 benefícios desta ferramenta digital que farão diferença na sua empresa. Acompanhe!

Marketing digital é mais em conta
Para uma empresa que não possui poderio financeiro para comprar mídia em programas de TV com boa audiência ou em revistas de grande circulação, a melhor solução é olhar para o que o marketing digital dispõe.

Criar perfis e postar nas redes sociais é de graça, escrever artigos e publicar em blogs também. Entre as ações relevantes e de custos baixos temos a criação e manutenção de um blog com domínio próprio, a contratação de um servidor de e-mail marketing, o uso de campanhas de links patrocinados e a compra de mídia em redes sociais.

Você dependerá mais da sua criatividade, esforço e capacidade técnica do que altos recursos financeiros.

Controle total da estrutura de campanha
O que faz do marketing digital um investimento baixo e com grandes resultados é a possibilidade do gestor ter tudo sob controle no momento que ele cria uma campanha. Por exemplo, ao utilizar o Google Adwords, você pode definir o máximo que está disposto a investir e a forma como pagará (CPC, CPM ou CPA).

Os investimentos podem ser alterados a qualquer momento, os anúncios são exibidos somente para um público com perfis pré-configurados (palavras-chave, localização, dispositivo de acesso etc.) e nos melhores horários para otimizar as chances de conversão.

Maior poder de segmentação
Um exemplo claro dessa afirmativa foi mostrado no tópico anterior, mas vale analisar melhor esse ponto. No marketing tradicional, quando se investe em mídia exterior, um Outdoor, por exemplo, você não tem o menor controle sobre as pessoas que serão expostas ao anúncio.

No digital a segmentação é feita exatamente para o público relevante à sua campanha. Fora o exemplo dos links patrocinados, ao gerir um blog ou contas de redes sociais, somente as pessoas interessadas em sua expertise, produtos ou serviços irão até você.

Por isso a importância de difundir conteúdos de qualidade e que resolvam problemas/dúvidas dos consumidores. Assim eles interagem e se envolvem com sua marca.

Mensuração mais precisa
Se você já leu em algum lugar ou já lhe falaram que na internet é possível medir tudo e achou isso um exagero, melhor acreditar no que você viu/ouviu. As ações relevantes no marketing digital podem ter suas performances analisadas. Algumas são:

Um post nas redes sociais tem seus indicadores de sucesso (visualizações, likes, comentários e compartilhamentos);

A movimentação em seu site e em suas páginas é monitorada. O Google Analytics é uma ferramenta encarregada desse trabalho (contagem de visitas, tempo de permanência no site, conversões em campanhas etc.);

Em uma campanha de e-mail marketing, você pode definir listas de segmentação ou até mesmo individualizar os envios. Além do mais, você saberá para quem as mensagens chegaram, quem visualizou, clicou e converteu.

Dificilmente investindo nas mídias tradicionais você tem a possibilidade de medir cada detalhe que possa impactar positiva ou negativamente o público. O marketing digital oferece controle, economia, precisão na entrega de suas ofertas, monitoramento completo das suas campanhas e, por consequência, mais oportunidades de conversões.

O tradicional não caiu em desuso. Apesar de suas vantagens, o marketing digital deve ser visto como um processo complementar, que agregará muito valor em sua relação com os consumidores.

E você, quais outros benefícios do digital poderiam ser colocados nessa lista? Deixe a sua opinião nos comentários.

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