Conheça 5 métricas de marketing digital que você pode ignorar!

Uma das principais vantagens das métricas de marketing digital é a possibilidade de acompanhar os resultados das suas campanhas em tempo real e com alta precisão. Não se trata de amostras de pesquisa: você é capaz de visualizar cada conversão, interação, aumento ou queda. O cenário parece excelente, mas é preciso ter cautela: nem todos indicadores são essenciais!

Na verdade, é muito comum que empresas se vejam presas a números que acreditam ser importantes, mas não são. Chamadas de métricas de vaidade, elas apenas passam a ilusão de registrarem a real performance da sua marca, mas não são tão estratégicas assim.

Para deixá-lo por dentro do assunto, preparamos este post com 5 métricas de marketing digital que você pode ignorar. Fique de olho!

1. Curtidas no Facebook

É sempre válido analisar métricas de marketing digital de engajamento da sua página no Facebook, a fim de perceber as preferências do seu público. No entanto, simples curtidas não servem como um indicativo eficiente da sua força.

Afinal, uma série de fatores interferem nesse trabalho e observar apenas essa variável é um erro bastante grave. Prefira analisar quais conteúdos geraram mais leads e aproximaram sua marca de seus objetivos.

2. Taxa de abertura

Ao disparar e-mail marketing, pode ser natural que você se preocupe em saber a quantidade de pessoas que decidiram abrir o seu envio. Só que a taxa de abertura não é uma das métricas de marketing digital mais úteis para diagnosticar sua performance.

Para começar, alguns programas de e-mail marcam uma mensagem como aberta ao simplesmente recebê-la e exibir o preview. Outro problema é que não fica claro se o destinatário leu o conteúdo ou não.

3. Número de seguidores

Para empresas que possuem presença no Facebook, Twitter e Instagram é muito fácil cair na tentação de ficar obcecado por gráficos que mostrem curtidas e seguidores. No entanto, cada vez mais, esse número se torna irrelevante.

Na maioria dos casos, as redes sociais não garantem que o seu conteúdo atinja sua audiência total, empregando algoritmos que selecionam um público em tempo real. Em vez disso, monitore o alcance dos seus posts — tanto o orgânico como o pago.

4. Pageviews

Se o seu site conquistou 5 mil pageviews em um mês, trata-se de um bom resultado? Isso depende, já que é importante saber se essas visualizações todas foram geradas por menos ou mais pessoas.

Ou seja, essa é uma métrica que não consegue mostrar com fidelidade o real engajamento do seu público. Prefira olhar o seu número real de visitantes e sua taxa de conversão.

5. Downloads de apps

Se um aplicativo faz parte da sua campanha, pode ser grande a tentação de monitorar os seus números de downloads. No entanto, trata-se de uma métrica que não é eficiente para traduzir o real sucesso de uma iniciativa.

Prefira olhar a taxa de usuários ativos no período e, se for o caso, quantos cadastros são gerados. Afinal, é comum que muita gente baixe apps e nem os use.

Agora, você já sabe quais métricas de marketing digital merecem a sua atenção e quais não são tão importantes para a sua estratégia. Assim, as performances das suas campanhas serão tão boas quanto a sua habilidade de observar os resultados certos.

Falando em métricas de marketing digital que valem a pena, aproveite e confira este post com 3 dicas para aumentar a taxa de conversão do seu site!

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