Entenda a relação entre criatividade e marketing digital

Criatividade é o que nos move, é a tinta da nossa caneta, aquele café bem forte que ajuda a acordar de manhã. Tradicionalmente, ligamos a criatividade à música, às artes plásticas, à literatura e outras formas concretas de expressão. Mas qual a relação entre criatividade e marketing?

Em uma palavra: tudo. Como profissionais do marketing digital, devemos praticar a criatividade diariamente. Nós existimos para criar conteúdo, criar relações e criar lucro para a empresa para qual trabalhamos.

Como usar a criatividade

Conteúdo de Valor

O ranqueamento de um post costumava ocorrer em grande parte com base em quantas palavras-chave ele referenciava. Existe uma certa habilidade em integrar essas palavras-chave naturalmente em um texto, mas isso não é o essencial. Redatores menos escrupulosos facilmente recorriam a um método de acrescentar ao texto palavras-chave com cores e tamanhos diferentes para artificialmente melhorar o ranqueamento do post.

Em resposta a esse comportamento, o Google alterou seu algoritmo de ranqueamento para dar mais ênfase ao conteúdo. Essa mudança provocou uma grande diferença para os redatores. Não é mais útil manipular deliberadamente as palavras-chave e seu ranqueamento agora se baseia na força, originalidade e popularidade do conteúdo. Nada mais justo, não é?

A criatividade promove a originalidade. É a concepção das novas ideias, baseado nas anteriores. É a criatividade que liga os conceitos, gera o pensamento e cria as histórias. Em um nível analítico, conteúdo rico gera rankings mais positivos. Para o público e clientes, inspira confiança e autenticidade em sua marca. A criatividade transforma um simples conteúdo em algo capaz de engajar o cliente positivamente. E isso é o sonho de toda empresa.

Ligando os Pontos

Conteúdo criativo requer estratégia. Para que seus conteúdos tenham sentido e auxiliem seus objetivos da empresa, é preciso que eles façam parte de uma estratégia de marketing digital.

São esses conteúdos criativos que fazem sentido dentro de uma estratégia de marketing que vão fidelizar e manter os clientes. Um conteúdo que inspire o público-alvo pode ser a diferença para que ele escolha sua empresa e não o concorrente. A originalidade distingue você e sua estratégia de marketing digital de demais empresas que oferecem exatamente o que você, mas com menos criatividade. Quanto mais criativo você for ao criar seus conteúdos, mais eficientes serão suas ideias e mais propensos a fechar com você estarão seus clientes.

Obstáculos da Criatividade

O medo é um dos maiores obstáculos para a criatividade. A mesma força que cria conteúdos inovadores, estratégias eficientes e que posiciona sua empresa acima dos competidores deixa uma sensação de vulnerabilidade. Ao atiçar a criatividade você se mostra, e agora todos estão lhe observando.

Em essência, é normal ter um certo medo dessa exposição, contudo, é importante enfrentá-lo. Não tenha medo de errar e abrace a criatividade. Faça com que o marketing digital se torne aliada de seus serviços.

Você tem praticado técnicas de marketing digital para impulsionar suas vendas? Essas técnicas têm funcionado? Se quiser ler mais dicas veja em nosso blog como o marketing digital pode reduzir custos de aquisição de clientes.

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