Erros de SEO: veja quais são os piores e saiba como evitá-los

Todo site deseja obter visitantes, e a melhor forma de consegui-los é com uma boa posição no ranking de sites de buscas como o Google. Através de técnicas de SEO (search engine optimization), conseguimos deixar posts e páginas devidamente adaptados para serem encontrados por estes mecanismos a fim de conseguir disputar um posto de destaque.

Só que alguns erros de SEO bastante graves podem ser determinantes para um site despencar no ranking do Google. Estes sistemas de buscas estão sempre melhorando para selecionar conteúdo melhor e penalizar sites que trabalhem de maneira inadequada. Portanto, é preciso acertar na estratégia.

Veja os 5 piores erros de SEO e como evitá-los:

1. Não pesquisar palavras-chave

Para que seus textos contem com um bom SEO e chances altas de serem encontrados nos mecanismos de buscas, você precisa elaborar uma boa pesquisa de palavras-chave. Uma maneira bastante fácil de fazer isso é utilizando uma ferramenta chamada Google Keyword Planner ou similares. Lá, você pode inserir termos relacionados ao seu post para ver sugestões de combinações de palavras com seu número de pesquisas e concorrência.

2. Fazer keyword stuffing

Palavras-chave são importantes, mas um dos principais erros de SEO é utilizá-las em excesso e acabar com efeito contrário ao desejado. O termo “keyword stuffing” se refere a encher o seu texto de palavras-chave sem que elas apareçam de forma natural no texto, com o claro objetivo de subir artificialmente no ranking. Cada vez mais o algoritmo do Google fica sofisticado e penaliza sites que conduzem esta prática.

3. Não fazer link building

Buscadores como o Google traçam um ranking baseando-se na autoridade dos sites. Mas, o que determina um bom nível de autoridade? Um dos principais fatores é o quanto outras páginas criam links direcionados — é o chamado link building. A melhor forma de garantir que outro site o mencione e insira seu link é mantendo uma boa relação com diversos canais, além de produzir um conteúdo de qualidade que inspire referências em outros espaços. Também vale a pena fazer guest posts em blogs renomados ou ter seu post aproveitado como fonte para novos artigos.

4. Copiar conteúdo

A cada atualização, o algoritmo do Google fica mais inteligente e capaz de selecionar o melhor conteúdo para os seus usuários. Uma das práticas condenadas pelo sistema é o de copiar outros textos, tornando este um dos piores erros de SEO. Não copie em hipótese alguma, mesmo que seu objetivo seja fazer o seu site parecer cheio. Os mecanismos de busca notam a indexação de um post conhecido e penalizam quem o copiou.

5. Ignorar meta tags

Cada página do seu site ou blog possui instruções no seu código para serem bem compreendidas pelos mecanismos de buscas. Se você não possui meta tags devidamente configuradas, isso pode ter um impacto negativo no seu ranking. Por exemplo, seus posts precisam ter títulos diferentes e contar com uma descrição curta que será usada pelo Google nos seus resultados de pesquisas.

Para sempre obter bons resultados com o seu conteúdo, certifique-se de aderir às boas práticas para trabalhar com a internet. Não é recomendado tentar burlar o sistema do Google, já que a cada atualização ele fica mais inteligente e penaliza de maneira bastante dura aqueles que buscam tais caminhos. Ao oferecer ótimos posts, estes ganharão destaque de forma orgânica, chegando ao topo do ranking graças ao foco em qualidade dos mecanismos de busca.

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