Experiência do usuário: o que é e qual é a sua importância

Quem entra em uma loja atrás de um determinado produto sabe que encontrar e pagar por aquele objeto são apenas algumas das etapas de todo o processo de compra. Um bom atendimento, a facilidade de se encontrar o que você precisa e até mesmo o visual daquele estabelecimento também costumam afetar a nossa decisão de levar ou não alguma coisa para casa, não é mesmo? Pois tudo isso também vale para o ambiente on-line. Quando planejamos e-commerces e sites de empresas, não devemos pensar apenas nos preços e no design, também é muito importante pensar na experiência do usuário com aquele endereço.

Mas como funciona essa experiência em um meio digital? Qual é a verdadeira importância disso para o seu negócio? Essas são apenas algumas das perguntas que iremos abordar nesse post. Confira!

Como funciona a experiência do usuário no meio digital?

Quando falamos da experiência de um visitante com o site da sua marca estamos nos referindo a como ele se sente ali dentro e sobre como aquele endereço pode ser útil para resolver os problemas de uma pessoa.

Alguns aspectos podem influenciar positivamente aquele usuário, fazendo com que ele se sinta bem naquele lugar: visual semelhante ao da identidade visual da sua empresa, conteúdo interessante, compatível com o da marca, etc. A resolução dos problemas tem mais a ver com a navegação daquele site. O usuário fica ou pode ficar perdido? É fácil de encontrar o que ele procura por ali? Existem ainda tecnologias usadas para fazer com que aquela página carregue de forma rápida em qualquer dispositivo, seja ele celular, tablet ou computador. Esses são alguns dos itens que podem fazer a diferença entre o fracasso e o sucesso do seu negócio dentro da web.

Qual a importância da experiência do usuário para o sucesso do seu negócio?

Para ficar mais simples de se entender a importância da experiência do usuário para o sucesso de um negócio na web, podemos dar dois exemplos por aqui: imagine que você tem um e-commerce. Provavelmente o que você mais deseja é que as pessoas consigam comprar o que precisam ali dentro, certo? Pois se a experiência do usuário não for bem planejada, aquela loja virtual pode demorar muito para abrir no navegador (fazendo com que o cliente desista da compra), não passar todas as informações necessárias de um produto ou até não ter uma boa navegação, fazendo com que o visitante se perca ali dentro e acabe indo para algum concorrente.

Agora imagine que você tem uma empresa que deseja apenas usar o site como vitrine dos seus serviços. Se o usuário não localizar facilmente o seu telefone, não conseguir entrar em contato por e-mail e nem encontrar uma boa descrição do que é feito pelo seu negócio, provavelmente ele não sentirá confiança em sua marca.

Resumindo: na web não basta apenas ter um site bonito, ele precisa envolver e ajudar o usuário da forma como ele espera.

Qual a relação entre a experiência do usuário e a programação?

Por fim, devemos dizer que assim como o design é de suma importância para a experiência do usuário, a programação também é. Sites bem programados conseguem abrir de forma mais rápida, em qualquer tipo de dispositivo e ainda entregar interações seguras e interessantes para seus usuários. Portanto, ter uma boa equipe de programadores é tão importante quanto ter uma boa equipe de designers por conta do seu projeto digital.

Como você pôde ver por aqui, a experiência do usuário é algo fundamental para manter o interesse do usuário em sua marca na internet e ainda fazer com que ele encontre exatamente aquilo que precisa em sua página. Como a concorrência por aqui está sempre a uma aba de distância, não dá para deixar espaço para erros.

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