A importância de entender e criar persona para sua empresa

Entender quem é o seu cliente, com quem você está falando e quais são as necessidades deste público não é novidade para quem trabalha com marketing. Mas cada vez mais se torna uma tarefa complexa, justamente porque o perfil do consumidor muda a todo momento, motivado pelas inovações tecnológicas e do mercado.

É por esse motivo que surgiu o conceito de persona, isto é, a representação do seu cliente ideal em forma de um personagem, com nome, família, profissão, identidade e demais atributos que definem uma pessoa em sua totalidade. Mas por que criar persona para sua empresa? Será que é tão importante assim?

Criar persona é descobrir o seu cliente

Faz tempo que os consumidores em geral não compram por impulso. Antes de colocarem a mão na carteira eles pesquisas, comparam, perguntam, analisam opções e então tomam uma decisão. Isso significa que a jornada do cliente começa muito antes dele chegar até a sua empresa, ou seja, na internet.

Se é na internet que ele busca refúgio na hora de avaliar uma compra, o que você precisa fazer é entender como este processo acontece para, em seguida, criar estratégias de marketing digital que aproximem sua marca deste público. Para tanto, você terá que ir além das informações básicas como sexo, idade e profissão, e partir para um conhecimento mais aprofundado, que leve em consideração características mais subjetivas, como comportamentos, hábitos, dificuldades, desejos, desafios, etc.

A persona ajudará no momento de entender esse complexo ser chamado cliente, uma vez que você se utilizará de dados e informações coletados de diversas fontes para criar um personagem que reflita todas as características que seus clientes têm.

Como criar persona pode te ajudar

Conhecer o cliente em sua plenitude envolve muitos detalhes que impactam diretamente o seu negócio. Quando você sabe o que seu cliente precisa pode desenvolver produtos e serviços mais adequados ao seu mercado, ajudando na penetração da sua empresa como grande competidora. Você também será capaz de tornar suas estratégias de marketing mais efetivas, podendo acertar no alvo e atrair mais clientes qualificados para o seu negócio.

Criar persona também influencia na produção de conteúdo e em suas estratégias de inbound marketing, pois você terá o conhecimento necessário para criar conteúdos que atendam às expectativas do seu público e ajudem na tomada de decisão. Por fim, personas também são ótimas aliadas na redução de custos com marketing, já que você não perde tempo nem investimento com leads que não têm intenção de comprar de você.

Passo a passo para a criar personas

Criar personas é um exercício contínuo que requer que você esteja pronto para monitorar o comportamento dos seus clientes a todo momento. Você também terá de aderir a algumas ferramentas, como Web Analytics, CRM e ERP para extrair o máximo de informações a respeito das pessoas que você mais deseja conquistar neste mundo: seus clientes.

Para colocar seus esforços em uma ordem cronológica e te ajudar a começar a criar persona para o seu negócio, aqui vai um passo a passo simples:

  • Defina as características básicas do seu público-alvo: faixa etária, gênero, profissão, estado civil, principais dificuldades enfrentadas, desejos para o futuro, entre outras;
  • Faça entrevistas para saber quais são os hábitos e comportamentos de compra;
  • Reúna os dados já existentes em suas ferramentas de CRM e ERP, tentando traçar pontos em comum entre os clientes já existentes;
  • Investigue quais canais online são mais visitados por essas pessoas e que tipo de conteúdo consomem;
  • Confronte todas as informações e descubra pontos de convergência;
  • Crie um personagem e atribua essas características a ele, finalizando com um nome que será respeitado, lembrado e considerado por toda sua equipe na hora de estabelecer qualquer tipo de vínculo com os clientes.

Criar persona para sua empresa pode se tornar mais fácil se você utilizar algumas ferramentas como SurveyMonkey, Quora e Google Analytics, visando sempre descobrir quais são as principais características que formam a personalidade dos seus clientes.

Ficou curioso para saber mais a respeito de personas e como elas podem ajudar sua empresa? Entre em contato com a 360 Brasil!

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