Marketing Digital X Tradicional: entenda as diferenças

O avanço da internet trouxe uma nova forma de consumo, comportamento e comunicação. Consequentemente, os profissionais acostumados aos métodos tradicionais de trabalho precisaram se adequar às mudanças, o que diz respeito a diversas áreas de uma empresa, principalmente o marketing.

Mas não basta simplesmente se adequar. É preciso entender o que o novo tem a oferecer e se o antigo ainda pode ser útil. Ou seja: é preciso entender as diferenças entre o marketing digital e o marketing tradicional, para então decidir qual é o melhor para a sua empresa.

Diferenças básicas

Enquanto o marketing tradicional é feito fora da internet, o digital é feito basicamente online, mas a forma como funcionam vai muito mais além. O primeiro envolve uma série de detalhes que o compõem, como trabalhar a marca, o produto e todos os elementos dos famosos 4 Ps para então envolver a área promocional e divulgação propriamente dita. As mídias escolhidas, nesse caso, também são as tradicionais, como a eletrônica e a impressa.

O grande ponto negativo, entretanto, está no fato de que é necessário um investimento pré-determinado com base em um estudo de audiência, mas que, de fato, pode não apresentar o retorno esperado. Um comercial de TV, por exemplo, teoricamente atinge um bom número de pessoas, mas é impossível medir quantas de cada gênero assistiram, quais as idades e se há interesse por mais informação antes de realizar uma compra. Se a campanha não atrair muitas vendas ou conversões, portanto, será “dinheiro jogado fora”.

Já com o marketing digital o cenário é totalmente diferente, uma vez que ocorre num ambiente próprio de diálogo e interação. Não é preciso elaborar grandes campanhas frequentemente, pois um simples post sobre um produto ou serviço nas redes sociais da empresa já gera resposta e pode guiar o rumo da comunicação. E quando for necessário criar campanhas, estas ocorrerão de acordo com o investimento determinado pelo setor de marketing, e não pelo veículo.

Outra vantagem é que é possível pausar campanhas que não estejam dando certo, o que significa que cada centavo será utilizado para gerar resultados, não sendo um tiro no escuro e sim algo assertivo que influenciará diretamente no aumento do ROI.

Marketing tradicional e marketing digital juntos

É extremamente comum encontrar empresas que criam campanhas utilizando marketing tradicional e marketing digital ao mesmo tempo. Levando-se em consideração questões como a proximidade, no sentido literal, que os consumidores buscam ter atualmente com suas marcas preferidas, essa é uma ótima forma de se trabalhar. Mas, e as análises e métricas, como ficam?

A nova era do marketing considera que a opinião dos consumidores é de suma importância para o desenvolvimento de algo que os agrade cada vez mais, porém com o marketing tradicional não é possível saber o que cada pessoa que viu ou leu a propaganda pensa. O digital, por outro lado, ganhou força justamente ouvindo o que cada um que teve contato com o que foi divulgado tem a dizer. Métricas como curtidas, compartilhamentos, comentários, visualizações e alcance são as mais poderosas atualmente, e são obtidas apenas com esse novo marketing.

Nada impede que os dois caminhem juntos, mas está nítido qual possibilita maior retorno e deve receber maior investimento, não é mesmo?

E a sua empresa, já utiliza marketing digital? Deixe um comentário contando sua experiência com ele, responderemos assim que possível.

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