Minha empresa realmente precisa estar nas redes sociais?

Talvez você nem saiba o que significa Classmates, mas ela é considerada a primeira rede social do mundo, tendo surgido em 1995. De lá para cá muita coisa mudou e praticamente todos os dias vemos novas redes sociais surgirem.

Mais do que uma forma das pessoas se comunicarem, as redes sociais atualmente são encaradas como ferramentas importantes para os resultados de uma empresa, pois garantem o contato direto com o cliente. Além de serem instrumentos importantes, nas estratégias de marketing digital.

Muitos empresários trazem dúvidas se a presença nessas redes é realmente necessária. É o seu caso? Então confira a seguir porque a sua empresa precisa estar nas redes sociais!

Alcance mais pessoas

Quando você utiliza uma mídia off-line existe um limite de pessoas que você pode alcançar, já que apenas um determinado número de pessoas verá seu outdoor, receberá o seu folheto ou lerá o seu anúncio no jornal.

Por outro lado, estar nas redes sociais ajuda a eliminar essa barreira: você pode alcançar qualquer pessoa em qualquer parte do mundo em horários distintos e com todo o tipo de interesse. A melhor parte é que você não precisa multiplicar seus investimentos, com valores até menores do que a da mídia off-line você consegue uma alta exposição de marca — a famosa brand awareness.

Escolha quem alcançar

Mais do que apenas alcançar muitas pessoas, você também pode escolher o público que vai atingir, graças às ferramentas de segmentação. Quer alcançar um público mais jovem? Ou então mais qualificado? Tem interesse em expandir seu mercado? Tudo isso é possível com o uso das redes sociais.

Além disso, o próprio fato de estar em uma rede social já o ajuda a segmentar seu público. Enquanto o Facebook é a rede social mais popular e, portanto, a mais diversa do mundo, ao estar no Snapchat, por exemplo, você consegue segmentar seus esforços para um público mais jovem.

Anuncie sem anunciar

Outro motivo para estar nas redes sociais é que você consegue anunciar sem que tenha cara de anúncio. Isso, na verdade não tem nada a ver com a propaganda velada e, sim, com a construção de relacionamento com o cliente.

Ao estar sempre no feed do seu público, pouco a pouco você vai se tornando uma opção top of mind, ou seja, a primeira que vem à cabeça dos seus clientes quando alguém fala do seu nicho de mercado. Com isso, as suas atitudes nas redes sociais podem funcionar como uma propaganda que vai continuar ecoando na mente dos seus clientes.

Atue onde o seu público está

Uma razão que também é importante para justificar o porquê a sua empresa precisar estar nas redes sociais é o fato de que se o seu público está lá, você também deveria. Por que desperdiçar uma oportunidade de contato e de relacionamento que custa muito menos do que outras opções?

Entretanto, é importante ter muito cuidado para não escolher opções demais: não adianta estar presente em todas as redes sociais e não atualizar quase nenhuma e também não funciona estar em uma na qual seu público não tem interesse ou presença. Lembre-se sempre: a intenção é estar onde o seu público está — não desperdiçar dinheiro.

Invista em atendimento online

Quer mais um motivo para estar nas redes sociais? Simples: o atendimento online. Imagine que seu cliente está no Facebook e de repente vê uma publicação da sua página. Interessado, ele procura mais informações, mas continua com dúvidas sobre a aquisição do produto.

Em vez de ter que mandar um e-mail ou mesmo fazer uma ligação para o SAC, ele simplesmente manda uma mensagem. Em pouco tempo, sua equipe tira as dúvidas dele e o consumidor, por sua vez, decide fechar a compra. Consegue notar a importância de estar em uma rede social quando seu cliente tem dúvidas?

Se a sua empresa ainda não está nas redes sociais, então, ela está perdendo dinheiro e oportunidades que poderiam se converter em mais clientes, mais vendas e maior satisfação. Por isso, não perca mais tempo, desenvolva uma estratégia e comece a colocá-la em prática para resultados satisfatórios. Como fazer isso? Entre em contato com a 360Brasil e veja como seus resultados podem ser melhores.

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