Mobile First: entenda a importância de ter um site responsivo

Atualmente, ter uma presença digital consistente é uma questão de sobrevivência para as empresas que pretendem conquistar clientes e aumentar as suas vendas. Com o acesso facilitado a qualquer informação, a rede se popularizou e as pessoas utilizam a internet como instrumento de entretenimento, comunicação e especialmente de consumo.

Sabemos que o website é um ponto de contato muito importante com o seu público, afinal, o consumidor busca informações sobre os produtos e serviços através dele. No entanto, essa experiência pode se tornar frustrante quando o usuário acessa o site por meio de um dispositivo móvel. Apesar dos números dos acessos mobile terem um aumento muito significativo, segundo o próprio Google, muitas empresas ainda não possuem um site responsivo e isso acarreta muitos problemas.

Site responsivo: saiba o que ele representa

Um site com design responsivo se adapta facilmente aos diferentes tipos de tela de cada dispositivo, ou seja, o seu layout é exibido perfeitamente em smartphones, tablets, entre outros equipamentos. A seguir, selecionamos os principais motivos para investir nos princípios do Mobile First rapidamente.

O acesso pelos dispositivos móveis só aumenta

Segundo o Google, em 2015 mais da metade das pesquisas realizadas no mecanismo foram efetuadas de um dispositivo móvel. Um dos fatores que contribui para este cenário é o crédito facilitado que permite que qualquer consumidor tenha hoje o seu smartphone.

Estes dispositivos têm sido cada vez mais utilizados como ferramenta de comunicação e principalmente de compra. São milhões de pessoas que utilizam o seu aparelho diariamente e as empresas que ainda não possuem um site responsivo perderão várias oportunidades de gerar negócios.

A experiência positiva para o usuário é fundamental

É fato que se o usuário tiver uma decepção ao acessar o site da empresa pelo dispositivo móvel, ele abandonará a sua página rapidamente. Além de impulsionar a taxa de rejeição do site, isso também impacta nas táticas de SEO, já que o Google valoriza a experiência do usuário. Isso, consequentemente, fará com que o consumidor busque informações em um site concorrente.

O Mobile First é melhor para SEO

Nos dias de hoje as táticas de SEO já não são mais um diferencial e sim uma necessidade para as empresas, que desejam ser encontradas pelo seu público-alvo e gerar negócios. Atender aos critérios de qualidade definidos pelo Google significa conquistar um lugar de destaque na página de resultados do mecanismo, por isso, ter um site com design responsivo também é importante para que o seu negócio atinja uma posição nas primeiras páginas do Google.

Recentemente, o buscador divulgou uma nova atualização que prioriza os sites responsivos. Para que uma página fique bem posicionada nos resultados de busca, por exemplo, é necessário que o site seja desenvolvido com base nos princípios Mobile First, considerando a experiência do usuário como prioridade.

Para descobrir se o seu site foi desenvolvido com elementos Mobile First, o Google possui uma ferramenta para você fazer um teste de compatibilidade. Para acessá-lo clique aqui. Ainda tem dúvidas sobre a importância de ter um site responsivo como estratégia de marketing para o seu negócio? Deixe o seu comentário aqui no post!

RSS
Envia por e-mail
Facebook
Facebook
Twitter
Visit Us
SHARE
Pinterest