Mobile friendly e site responsivo: afinal, qual a diferença?

Ter o site da sua empresa adaptado para dispositivos móveis deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade, isso se você quer manter-se competitivo. Nunca se falou tanto em mobile friendly e site responsivo. Afinal, são milhões de usuários navegado na internet e fazendo compras pelo smartphone ou tablet.

Com tantos termos relacionados ao assunto sendo discutidos, é natural que as pessoas se confundam e até achem que mobile friendly e site responsivo são a mesma coisa.

Para que você entenda com clareza qual é o mais adequado para a sua estratégia de marketing digital, neste post vamos explicar o que é cada um e que diferenciais eles apresentam. Acompanhe.

Diferenças entre site responsivo e mobile friendly

Embora as duas coisas se pareçam, os termos não são sinônimos. É verdade que as duas definições têm algumas características em comum e, sim, o objetivo final é que o seu cliente possa estar em contato com a sua empresa por meio de dispositivos móveis.

Vamos deixar as coisas mais claras:

Conceito de mobile friendly

Se um site está adaptado para dispositivos móveis, ele é mobile friendly. Não é aquele site que carrega no seu celular apenas redimensionando a versão de desktop (e muitas vezes você precisa dar zoom para ler), é aquele que dispõe o conteúdo de forma que facilite leitura, navegação e acesso do seu usuário.

Os sites que são mobile friendly são pensados exclusivamente para dispositivos móveis, eles são uma versão diferente da que você vê no computador. Isso significa que ele funciona como um outro site, como se fosse uma variante do original.

É comum que empresas que optam pelo mobile friendly usem um subdomínio que começa com a letra “m”.

A vantagem desse tipo de site é a liberdade que você tem para criar uma versão com funções e plugins só para quem acessa pelo celular, já que aqui você está trabalhando com uma URL diferente.

Conceito de site responsivo

Os sites responsivos se adaptam a qualquer dispositivo, ajustando-se à tela e redistribuindo o conteúdo para que o usuário tenha a melhor experiência de onde estiver acessando a sua página.

Diferente dos sites mobile, um site responsivo não precisa de um subdomínio: ele é o mesmo site que você vê no desktop, adaptado para a tela que você está visualizando no momento.

A vantagem de ter um site responsivo é que, com ele, seu site está preparado para ser visto em qualquer tela, até mesmo naquelas que ainda não são utilizadas para acessar a rede, como TVs, relógios etc.

Essa é uma vantagem dos responsivos sobre os mobile friendly, pois ter um único domínio é bom para rankear o seu site nos primeiros resultados dos buscadores, como Google e Bing. Nas versões mobile, cruzar esses dados é um pouco mais complexo.

Motivos para se adaptar a esses formatos

No Brasil, segundo o IBOPE, já são mais de 68,4 milhões de pessoas acessando a internet pelo celular (dados de 2015), e quem estiver adaptado a esse novo comportamento sai na frente.

Em abril de 2015, o Google anunciou que seu novo algoritmo priorizaria os sites responsivos ou com versão mobile nos resultados das buscas. Isso significa que agora não bastam apenas boas práticas de SEO e um conteúdo relevante: é preciso apresentar esse conteúdo de forma acessível à leitura e navegação para o usuário.

A escolha da melhor opção para sua empresa

Tudo vai depender das particularidades da sua empresa, seus objetivos e, claro, orçamento.

Num panorama geral, se você já tem um site no ar e não quer começar tudo do zero, a melhor opção pode ser torná-lo responsivo. Além disso, se você busca versatilidade, essa é a certamente a melhor escolha.

Agora, se você está planejando recomeçar ou se ainda não tem sua página na internet, optar por uma versão mobile pode ser mais interessante, já que é possível montar uma estratégia específica para cada tipo de site.

Agora que você sabe a diferença entre site responsivo e mobile friendly, curta nossa página no Facebook para acompanhar mais dicas como esta!

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