O que é endomarketing e quais as vantagens de utilizá-lo?

O endomarketing é uma poderosa ferramenta, que tem trazido resultado incríveis para as organizações que a implementam. Seus benefícios incluem a otimização de diversos indicadores de desempenho, como o aumento da produção, fidelização dos clientes internos, redução do turnover e melhoria do clima organizacional.

Todavia, ainda há muita dúvida sobre o assunto. Por isso, preparamos esse material especialmente para você. Hoje entenderá de vez o que é endomarketing e como esta ferramenta pode ser útil para sua empresa. Continue lendo nosso post!

Uma palavra para o sucesso: endomarketing

Todos sabemos que algumas décadas atrás os empregados eram tidos como simples ferramentas de trabalho, que possuíam um mínimo de benefícios e trabalhavam longas horas todo dia. Mas isso mudou: hoje os colaboradores são vistos como um diferencial competitivo para os negócios.

Assim que essa miopia tenha sido deixada de lado, diversas ferramentas passaram a ser utilizadas pelas empresas, objetivando engajar e desenvolver seus colaboradores, imprimindo neles a declaração de missão e visão da companhia.

Podemos destacar o endomarketing como uma das principais estratégias para este fim. Para compreender o assunto, vamos usar um conceito bem simples: fazer endomarketing é aplicar o próprio marketing ao público interno da empresa, ou melhor, seus funcionários. Por isso, a ferramenta também é conhecida como Marketing Interno.

Esse recurso tem como principais objetivos engajar, alinhar e fidelizar o time de trabalho, aproveitando ao máximo a capacidade da equipe e, individualmente, de cada colaborador. Mas, para isso, o marketing interno se apoia em três principais pilares: simplicidade, comunicação e envolvimento.

É muito comum se confundir endomarketing com comunicação interna, mas são coisas diferentes — apesar de que muitas vezes são usadas em conjunto. Enquanto a primeira busca aplicar conceitos de marketing aos colaboradores, a segunda busca avaliar e desenvolver os meios internos de comunicação.

Principais vantagens de usar o marketing interno

Pense bem: se o próprio funcionário não comprar o “peixe” da empresa, quem vai comprar? É por isso que muitas organizações já investem pesado no assunto e colhem resultados animadores. Mas, afinal, quais as principais vantagens? Vejamos:

  • equipe mais engajadas;
  • aumento da produtividade;
  • redução no turnover (taxa de rotatividade);
  • melhoria na relação entre os líderes e seus liderados;
  • atração de talentos;
  • equipes mais satisfeitas;
  • impressão da declaração de missão, visão e valores da empresa em sua equipe;
  • melhoria do clima organizacional;
  • desenvolvimento dos canais de comunicação interna;
  • colaboradores fiéis e que vestem a camisa da empresa.

A Toyota, por exemplo, é uma das pioneiras no assunto. Todo novo funcionário é integrado, apresentado à cultura organizacional, à linha de produção e muito bem acolhido pelos líderes da instituição. Isso faz com que ele se sinta parte importante do time.

Implementando o endomarketing em sua empresa

A base do marketing interno é fazer com que os trabalhadores se sintam valorizados, o que muitas vezes acontece com ações simples. O primeiro passo para se implementar uma boa estratégia de endomarketing é simplesmente ouvir os seus colaboradores, mas ouvir mesmo. Busque compreender suas queixas, sugestões e tirar todas as suas dúvidas.

Com base nas informações coletadas, é hora de implementar as mudanças necessárias. Isso deve acontecer em parceria com o departamento de RH. Afinal, ambos possuem o mesmo objetivo: otimizar os resultados da empresa por meio de equipes de alta performance.

E então, agora que já sabe o que é endomarketing e quais as vantagens de utilizá-lo, que tal curtir nossa página no Facebook? Assim você vai sempre ver as novidades sobre a área!

RSS
Envia por e-mail
Facebook
Facebook
Twitter
Visit Us
SHARE
Pinterest