Por que minha empresa deve criar um blog?

Você já deve ter percebido como, em pouco tempo, os blogs viraram simplesmente um fenômeno na internet. Há milhares de blogs sobre variados nichos. E sabe o porquê disso? Isso se deve ao fato de que a maioria das empresas já percebeu que criar um blog é uma excelente forma de fortalecer sua marca e aumentar seu alcance no mercado.

Hoje se sabe, comprovadamente, que mais da metade dos consumidores realizam algum tipo de compra ou serviço baseado em algum conteúdo relevante de um blog. Ainda está em dúvida se criar um blog vai mesmo ajudar no crescimento da sua empresa? Abaixo, conheça melhor os benefícios que você terá ao adotar essa prática!

O que é um blog?

De maneira bem sucinta, blog é apenas uma página da web, é como se fosse parte de um pequeno jornal online, utilizado para postar vários conteúdos como artigos, vídeos, fotos, links, etc. Justamente devido a sua simplicidade e flexibilidade é que os blogs são tão populares entre os internautas.

Para você entender melhor sobre o que estamos falando, mostraremos, a seguir, algumas vantagens que você terá com um blog da empresa. Vamos lá?

Quais são os principais motivos para criar um blog para minha empresa?

Presença online

Ter presença online é um dos grandes diferenciais para o rápido crescimento de uma empresa, atualmente, pois o marketing digital é uma ferramenta extremante mais vantajosa do que o marketing tradicional.

Já não faz sentido ficar em sinais de trânsito, por exemplo, distribuindo panfletinhos. O marketing digital, além de possuir um custo-benefício muito melhor, possibilita uma maior interação entre sua marca e o público, uma vez que vivemos a era da tecnologia e da conectividade. E os blogs, através da divulgação de conteúdos de qualidade, possuem a capacidade de atrair leads com uma eficiência magnífica.

Fidelização de clientes

Um blog oferece uma forma de contato muito mais dinâmica com o cliente. É uma via de mão dupla, onde a comunicação é bem mais simples, rápida e pessoal. Além disso, ele é a melhor ferramenta para estreitar laços, pois fornece vários meios de contatos diretos, assim você poderá estar sempre presente quando o cliente precisar do que você tem a oferecer.

Com um blog, sua empresa pode apresentar seu negócio e criar um relacionamento de confiança. Nisso consiste a maneira moderna de fazer marketing.

Natureza colaborativa

O blog possui natureza colaborativa, assim, ele poderá ajudá-lo a perceber as necessidades e interesses dos clientes. Você poderá colher informações a partir de estratégias como e-mail marketing, newsletter, ou mesmo comentários, e utilizá-los como insights para criação de ofertas, novos produtos, entre outras melhorias nos serviços da empresa.

Quando o cliente percebe que é mais do que um cliente e que suas opiniões são levadas em consideração, ele se tornará fiel a sua empresa, além de poder se tornar uma excelente forma de divulgação para o seu negócio, pois cliente satisfeito e fiel, com certeza irá indicar sua empresa para outras pessoas de seu convívio.

Aumento do tráfego

Se você tem uma empresa, obviamente seu objetivo é vender — seja um produto ou uma ideia —, certo? Um blog é o ideal para aumentar o tráfego e gerar mais vendas, pois sua empresa será encontrada muito mais facilmente se estiver online: quanto mais você postar conteúdos voltados ao interesse do cliente, mais suas páginas serão indexadas pelos principais motores de busca online.

Aumento da receita

Como falado, aumentar o tráfego gera mais leads, isso com certeza irá ajudar a vender mais e, consequentemente, trará mais receita para seu negócio. O cliente poderá entrar em seu blog várias vezes até decidir adquirir o seu produto. Essa é a importância de estar online 24 horas, à disposição do cliente, pois, a qualquer momento, ele poderá efetivar uma compra.

Para finalizar, criar um blog para sua empresa, além de ser uma ferramenta de marketing de alta eficácia e de custo extremamente baixo, poderá destacar sua empresa no mercado, sendo um diferencial em relação à concorrência. Tudo o que você precisa é planejar com cuidado, se empenhar e usar bastante criatividade. O sucesso virá com o tempo, pode ter certeza!

E então? Convencido? Nos comentários, diga o que você achou do post!

RSS
Envia por e-mail
Facebook
Facebook
Twitter
Visit Us
SHARE
Pinterest