ROI do Google Adwords: saiba como o retorno de suas campanhas

Muitas empresas tentam se mudar do Marketing Offline para o Marketing Digital mas não conseguem se estabilizar nesse novo cenário, pois não entendem quais os indicadores de performance do mundo digital. No artigo de hoje falaremos sobre uma dessas métricas: o ROI do Google Adwords.

O Adwords é uma plataforma de links patrocinados que permite que empresas de todos os níveis e tamanhos possam direcionar consumidores para diferentes níveis das suas estratégias de marketing. Mas como saber se sua campanha no Adwords está sendo eficiente ou se ela precisa de ajustes? Qual a métrica mais importante desse tipo de ação? É o que você vai descobrir agora.

O que é Retorno sobre Investimento?

Antes de começar a falar sobre como calcular o ROI do Google Adwords (e mostrar por que esse conhecimento pode ser importante para a sua estratégia de Marketing Digital), precisamos entender o que é essa métrica.

O termo ROI vem do inglês Return on Investment, que significa Retorno sobre o Investimento. Em poucas palavras, o ROI mede qual foi o retorno obtido com base em um investimento.

No caso do ROI do Google Adwords, a ideia é saber qual a porcentagem de retorno obtido com base no investimento em uma campanha desse tipo. Essa métrica é importante pois ajuda a comprovar a qualidade do investimento no Adwords e também serve como termômetro para identificar quais estratégias são mais eficientes.

Como calcular o ROI do Google Adwords?

Muito bem, o ROI do Google Adwords ajuda a entender o retorno financeiro de uma campanha nesse programa e também ajuda a entender quais as estratégias mais eficientes. Isso tudo é ótimo, mas como calcular essa métrica?

É simples, basta aplicar esta fórmula nos resultados da sua campanha:

  • ROI = (Faturamento Bruto – Investimento Total) / Investimento Total

Entendemos o Faturamento Bruto como o total obtido com todas as vendas fechadas por causa da campanha. Por exemplo, uma livraria fez uma campanha no Adwords e vendeu 30 unidades de um livro que custa R$ 35. No total, a livraria obteve um Faturamento Bruto de R$ 1.050.

Já o Investimento Total é a somatória de todos os valores que foram necessários investir para essa campanha, incluindo os custos de produção dos produtos vendidos e também o investimento no Adwords. No nosso exemplo, vamos imaginar que a mesma livraria adquire cada livro da editora por R$ 15 e investiu um total de R$ 250 no Adwords.

Seu investimento total foi de R$ 700 – R$ 450 dos livros e R$ 250 do Adwords.

No total, qual foi o ROI do nosso exemplo? Bom, você já conhece a fórmula, agora é só aplicar os valores:

  • ROI = (1050 – 700) / 700;
  • ROI = 0,5.

Em porcentagens, nosso ROI é de 50%. Isso significa que cada R$ 1 investido gerou R$ 1,50 de lucro, totalizando os R$ 1.050 de retorno no total.

O que mais eu preciso saber sobre o ROI?

Saber o ROI por si só não ajuda em muita coisa. É preciso destrinchá-lo e analisá-lo para poder entender quais os fatores que influenciam mais nessa métrica, como entender e comparar seus valores e quais atitudes tomar para poder aumentar ou diminuir o ROI de campanhas dentro do Adwords e outras estratégias de Marketing Digital.

Essa parte da tarefa é um pouco mais complicada, mas não precisa se preocupar: existem agências de marketing no mercado que são especializadas no assunto e que podem ajudar as empresas a se adaptarem às novas ferramentas do marketing e a trabalhar o ROI dentro das suas estratégias.

E assim chegamos ao fim do nosso artigo sobre o ROI do Google Adwords. Agora você já sabe como fazer esse cálculo e ter uma noção mais precisa do desempenho das suas campanhas nessa ferramenta. Esse artigo foi útil pra você? Se sim, deixe um comentário abaixo dando a sua opinião sobre o Google Adwords e sua experiência com campanhas nessa plataforma!

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