Saiba como otimizar seu orçamento de marketing

Saber alocar de maneira correta seu orçamento de marketing é de suma importância para conseguir aumentar a receita de sua empresa. Felizmente, no marketing digital não é necessário possuir um grande orçamento financeiro para competir no mercado.

Nesse meio, o grau de assertividade está mais nas estratégias e decisões tomadas pela equipe do que na quantidade de dinheiro gasto. O que sua empresa tem de fazer é apenas aprender a otimizar melhor seu orçamento e procurar gerar os melhores resultados com os recursos que possui.

E sua empresa? Ela já utiliza um budget de marketing de maneira a potencializar sua receita? Não sabe ou não tem certeza? Então continue lendo nosso artigo e saiba como sua empresa poderá dar uma guinada em seus negócios apenas aprendendo a otimizar melhor seus recursos destinados à área de marketing.

Desenvolva um orçamento de marketing

É complicado falar em otimização de orçamento de marketing dentro de uma empresa quando ela sequer possui um plano para isso. Portanto, o primeiro passo, antes de tudo, é se comprometer a estabelecer objetivos para a criação de um orçamento realista, uma vez que o gasto com marketing deve ser considerado um investimento e não um custo.

Então, antes de sair por aí gastando seu orçamento com várias estratégias de marketing, estabeleça metas, defina seus objetivos e prioridades e, principalmente, analise bem as ações tomadas, pois elas devem ser produtivas.

Analise quais ações trazem melhores resultados

Com o orçamento pronto e a disponibilização do capital em mãos para aplicar na área de marketing, pode-se cair na tentação de sair investindo em várias estratégias de uma vez só.

O ideal é buscar focar em um ou dois canais que melhor funcionem para poder investir. Existem muitas ferramentas que podem ser usadas para verificar e comparar qual estratégia de marketing pode gerar melhores resultados para o seu segmento.

O Google Analytics, por exemplo, poderá auxiliá-lo nessa tarefa. Com essa ferramenta, você poderá analisar o comportamento de seu público-alvo e, assim, segmentar suas campanhas de acordo com as informações obtidas. O objetivo principal é aplicar seu dinheiro de forma mais eficiente, começando em pequena escala e, só depois de verificar os resultados, ampliar essas campanhas.

Utilize métricas para mensurar o retorno de suas campanhas

O mais interessante em se trabalhar com o marketing digital é que ele pode ser mensurado muito rapidamente e fornecer de maneira precisa os resultados numéricos de suas estratégias.

No meio online existem várias métricas que servem para medir o Retorno Sobre O Investimento — o ROI. Porém, uma métrica que está sendo bastante utilizada e que serve como um indicador preciso de desempenho do marketing de sua empresa é o ROMI (Retorno Sobre Investimento em Marketing). Ela auxilia os gestores a descobrirem se suas estratégias estão sendo significativas, ou seja, se estão sendo rentáveis.

O cálculo do ROMI demonstra se o orçamento gasto com marketing está gerando os leads esperados e se suas estratégias estão convertendo clientes realmente com potencial de compra.

Ao mensurar suas campanhas você não cairá em uma situação como a citada na frase de John Wanamaker, o pioneiro das lojas de departamento, que dizia: “Eu sei que metade do meu dinheiro gasto com publicidade é desperdiçada; o problema é que só não sei qual metade.” Com as métricas sendo calculadas corretamente, essa frase deixará de fazer sentido em seu negócio, não é mesmo?

Trabalhe todas as etapas do funil de vendas

Focar no funil de vendas também é importante para verificar como o usuário se comporta em todas as etapas do processo, que vai desde o prospect, que é o início do funil, até o cliente final, ou seja, aquele que realiza a compra. Se uma das etapas do funil for deixada de lado, o seu orçamento de marketing pode estar indo pelo ralo. Por isso, é necessário que todas as etapas sejam alimentadas igualmente para gerar as vendas esperadas.

Investir em marketing digital e alinhá-lo à automação de recursos é o ideal para conseguir otimizar corretamente seu orçamento de marketing e obter resultados. É preciso apenas equilíbrio para saber como e onde gastar seu dinheiro com sabedoria!

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