Saiba como segmentar campanhas no Facebook Ads

O Facebook Ads é uma poderosa ferramenta de criação e divulgação de anúncios e campanhas no meio digital, podendo ser a solução perfeita para aumentar o interesse e impacto que sua marca e serviços têm sobre seu público. Entretanto, sem uma segmentação precisa de sua audiência — isto é, a definição de para quais pessoas você irá anunciar — sua empresa provavelmente não terá sucesso nesse tipo de empreitada e desperdiçará tempo e investimentos preciosos.

Pensando nisso, montamos uma lista com os principais tópicos e estratégias que você deve ter em mente caso ainda não esteja seguro de como segmentar campanhas no Facebook Ads de maneira eficiente. Vamos lá!

A demografia tem papel fundamental

O primeiro passo na hora de definir os parâmetros específicos de sua campanha é alinhar o público que você quer atingir com as características mais básicas de sua persona, utilizando filtros demográficos simples para selecionar sua audiência.

Fatores como idade, gênero, idioma e localização geográfica já são suficientes para excluir um enorme contingente de pessoas que provavelmente não terão interesse no que você está anunciando. Por isso, é importante pensar em elementos como a faixa etária de sua persona, a(s) língua(s) que ela usa para se comunicar, onde ela passa a maior parte do tempo (bairros, cidades, estados e países) e, finalmente, se seu produto é mais voltado para homens ou mulheres.

Outros dados como status de relacionamento, ramo de trabalho e nível de educação são alguns dos outros parâmetros demográficos importantes em que você deve pensar, pois podem lhe dar a chance de criar rapidamente uma base de potenciais alvos para sua campanha.

Os comportamentos e interesses de seu público definem a eficiência de sua campanha

Cada pessoa se comporta na internet de uma maneira diferente, sendo sempre guiada pela sua personalidade e principalmente pelo grupo de interesses particulares que ela possui, definindo, assim, quais sites ela vai visitar e quais páginas e perfis ela vai seguir.

Para que a sua campanha seja realmente impactante, você deve tentar colocar seus anúncios em rota direta com as pessoas que se interessarão por aquele conteúdo e serão engajadas organicamente por ele. Dessa forma, coloque filtros em sua campanha que refletem o ramo de sua empresa e os assuntos que atraem seu público.

Tente selecionar as palavras-chave mais relevantes para o seu anúncio e segmente o nicho de sua audiência baseando-se nas páginas que ela visita regularmente. Filtros essenciais nessa parte incluem: pessoas que curtem sua página no Facebook ou que seguem seus posts, assim como pessoas que visitam páginas parecidas com a sua e têm interesses e comportamentos relacionados.

Aumentando o impacto de sua página

Se sua página no Facebook não possui um bom número de fãs ou likes, um dos objetivos primordiais de seus primeiros anúncios é expandir o número de pessoas que querem saber da sua empresa e do que ela tem a oferecer. Isso é importante porque se você não tiver uma boa base de pessoas engajadas, seus anúncios poderão parecer intrusivos e indesejados — e trarão pouco retorno.

Por isso, algumas opções interessantes para segmentar suas campanhas incluem: amigos de seus fãs, visitantes dos últimos 30 dias e visitantes de sites que se enquadram no seu nicho de atuação. Alinhar seu anúncio com as leads que você tem em seu mailing list também pode ser uma boa ideia para aumentar o número de pessoas que seguem regularmente sua página no Facebook.

E aí, está seguro de como segmentar campanhas no Facebook Ads? Está pronto para utilizar todas as possibilidades dessa poderosa ferramenta? Deixe suas dúvidas e comentários aqui embaixo e vamos conversar sobre isso! Até a próxima!

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