SEO: entenda a importância das palavras-chave no conteúdo do seu site

Com o passar dos anos e também com o aumento da demanda de conteúdo na web, as palavras-chave, tão relevantes durante o desenvolvimento de SEO para um site, se tornaram fundamentais para o sucesso desta estratégia. Dada esta importância, vamos apresentar neste artigo como o planejamento é essencial na hora de produzir conteúdo e como realizar pesquisas de palavras-chave em duas das principais ferramentas da internet.

Mudanças no sistema de buscas por palavras-chave

Há algum tempo, para conseguir um bom posicionamento nos mecanismos de busca por meio das palavras-chave era necessário apenas colocá-las de modo repetitivo, sem o devido processo de seleção e a necessidade de pesquisas mais aprofundas sobre o uso dessas palavras.

No entanto, com o aumento considerável de empresas e pessoas postando novos conteúdos foi necessário modificar o sistema. O algoritmo passou a dar maior relevância para a experiência do usuário e com isso, um bom conteúdo passou a ser aquele que, além de utilizar as outras técnicas de SEO, prioriza palavras elaboradas de modo estratégico e distribuídas de forma harmônica.

A relevância da experiência do usuário

Mas, por que é tão importante criar boas palavras-chave? Mais do que pensar em proporcionar uma boa experiência ao usuário é preciso utilizar a empatia na hora de planejar e criar as palavras que serão colocadas em um conteúdo.

E a lógica é bem simples! Quanto mais próxima forem as palavras e os termos daquilo que o usuário for buscar no Google, Bing ou Yahoo, por exemplo, maiores são as chances de o site ficar mais bem posicionado nestes buscadores e ser acessado por estes usuários.

Definição de uma boa quantidade de palavras

Encontrar a quantidade ideal de palavras-chave a serem utilizadas em um conteúdo é algo que exige bastante cautela, pois não existe um número exato definido. O ideal é encontrar um meio termo e dispor de maneira a agregar palavras ao conteúdo, afinal, ele será o grande atrativo para o usuário. Por isso, é essencial planejar e existem ferramentas disponíveis no mercado para auxiliar durante esse processo de criação, como por exemplo:

Google Keyword

Além das pesquisas no próprio Google, quanto a alguns termos e palavras mais utilizadas em relação a empresas do mesmo segmento ou negócios, é possível utilizar uma ferramenta mais eficiente, o Google Keyword. Ela faz parte do sistema de anúncios pagos do Google AdWords e oferece um campo vasto de oportunidades de buscas e dados sobre as palavras.

Por meio desta ferramenta é possível conhecer o número de vezes que a palavra-chave foi pesquisada e até saber tendências. Para usá-la você precisará criar uma conta no Google AdWords. Na própria página você encontrar o ícone Ferramentas, lá estará disponível o planejador de palavras-chave, onde será possível realizar as pesquisas.

SEMrush

Outra ferramenta bastante útil para pesquisas de palavras-chave é o SEMrush. Com ele é possível realizar análises sobre as palavras que mais geram tráfego e podem ser feitas no site deles de maneira simples. Além disso, ele oferece gráficos e relatórios de volume de buscas orgânicas, palavras relacionadas, correspondências de frases e muitos outros dados.

Viu como é importante o SEO? Com um bom planejamento e com o auxílio de ferramentas como estas é possível criar palavras-chave, que contribuam efetivamente para o bom posicionamento do site nos mecanismos de busca.

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