Você sabe avaliar se sua estratégia de marketing está funcionando?

Uma estratégia de marketing bem estruturada pode fazer milagres pela sua empresa, isso ninguém duvida. Mas como saber se a sua campanha está caminhando dentro do esperado? Como avaliar se os resultados foram positivos ou não?

É isso que descobriremos no artigo de hoje. Continue lendo!

Quais são os objetivos de sua estratégia de marketing?

Como saber se a sua estratégia de marketing está dando certo? Essa é uma pergunta cuja resposta pode valer muito dinheiro, não é mesmo? Porém, para respondê-la, teremos que fazer outra pergunta: O que é “dar certo”?

Para ter essa resposta, precisamos saber quais são os seus objetivos com a campanha. Veja um exemplo:

Imagine que uma construtora inicia uma campanha para conquistar novos clientes. Seu objetivo é conquistar 80 clientes para vender todos os apartamentos de um prédio em fase de construção.

A campanha dura 6 meses e, no fim desse período, a empresa conquistou 5 mil fãs no Facebook, 2 mil seguidores no Twitter e seu site foi visualizado cerca de 2 milhões de vezes —  mas apenas 25 apartamentos foram vendidos.

A campanha foi um sucesso? A resposta é óbvia: não! Apesar de a campanha ter alcançado muita gente e ter convertido muitas pessoas nas redes sociais, o objetivo principal — conquistar 80 clientes — não foi alcançado e, portanto, a estratégia de marketing não “deu certo”.

Assim, para conseguir saber se a sua campanha de marketing está funcionando, você precisa saber aonde quer chegar. Defina seus objetivos e, em seguida, trabalhe com as métricas relacionadas a eles.

Principais métricas para avaliar se sua estratégia de marketing está funcionando

Temos que ficar de olho nas métricas para saber se sua estratégia de marketing está funcionando de acordo com o esperado. Mas como saber quais são essas métricas?

Existem muitas ferramentas na internet que possuem várias métricas. Elas podem lhe ajudar a analisar as suas estratégias de marketing.

Vejamos algumas delas:

Google Analytics

Com o Google Analytics você pode ter vários relatórios em tempo real para verificar os seguintes dados:

  • Visualizações de páginas;
  • Bounce Rate (taxa de rejeição e saída);
  • Origens do tráfego;
  • Porcentagens de novos visitantes.

Google Adwords

Google Adwords é uma das ferramentas mais importantes para quem deseja fazer uma campanha e receber resultados satisfatórios. Ele oferece várias métricas para você ter total controle sobre seus resultados, tais como:

  • Taxa de cliques (CTR);
  • Custo por clique (CPC);
  • Otimização de palavras-chave;
  • Otimização da página de destino;
  • Taxa de impressão;
  • Índice de qualidade;
  • Taxa de rejeição;
  • Taxa de conversão.

YouTube Analytics

Essa ferramenta auxilia seus usuários a monitorar certos dados quantitativos de seus vídeos no canal. Ela oferece as seguintes métricas para análise de suas campanhas no YouTube:

  • Acompanhamento de visualizações;
  • Informações demográficas;
  • Origem do tráfego;
  • Retenção de público;
  • Relatórios de inscrição e engajamento;
  • Gráfico (like, dislike);
  • Gráfico de favoritos, comentários e compartilhamentos;
  • Dispositivos utilizados para visualização.

Como facilitar o trabalho de medição dos resultados de suas estratégias de marketing?

Agora já sabemos que precisamos das métricas certas para conseguir avaliar o desempenho da nossa estratégia de marketing e também já descobrimos onde conseguir esses dados. Mas será que é possível otimizar esse processo?

Afinal, ter de fazer todo o acompanhamento dessas métricas para determinar o nível de sucesso de uma estratégia, analisar onde ela está falhando e consertá-la é um trabalho muito complicado e cansativo. Muitas pessoas cogitam desistir nessa fase; afinal, fazer todo esse controle parece difícil, não é mesmo?

A verdade é que é possível terceirizar esse trabalho e obter ajuda de uma agência de marketing especializada no assunto. Pois uma boa agência possui todo o know-how e as ferramentas necessárias para otimizar suas estratégias de marketing e medir os resultados em tempo real, agindo rapidamente para melhorá-los caso necessário.

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