Você sabe o que é Inbound Marketing?

Qual foi a última vez em que você recorreu ao Google para descobrir o significado de um diagnóstico médico, resolver um problema mecânico no seu carro ou mesmo preparar um prato especial para o fim de semana?

Se você já fez esse tipo de busca na internet e acabou achando bem mais do que precisava, então você entenderá com mais clareza do que se trata essa nova modalidade de marketing: o Inbound Marketing. Ele visa ganhar a atenção das pessoas por meio de um conteúdo informativo e qualificado que lhes seja, acima de tudo, útil.

Neste post, você saberá o que é Inbound Marketing, os seus benefícios, bem como o motivo pelo qual vale a pena investir nessa estratégia em plena da crise econômica. Confira!

Um marketing do qual as pessoas gostam

Nos dias de hoje, ninguém suporta mais aqueles carros de som estridentes que passam ao lado da nossa janela anunciando promoção no sacolão do seu bairro, concorda? Bom, com o advento do Inbound Marketing, chega ao fim a era do marketing invasivo, que trata prospects como receptáculos passivos de toda e qualquer mensagem.

É que um dos atributos da metodologia inbound é reconhecer que o consumidor, com o acesso facilitado à internet (especialmente nas plataformas mobile), já possui à distância de um ou dois clicks, a maior parte das informações de que necessita para tomar uma decisão de compra. Diante desse desafio, o inbound se propõe a atrair o consumidor até o seu produto, por meio de um conteúdo publicado em blog posts, sites e redes sociais, gere valor para ele e implique numa compra mais consciente.

Metodologia simples

Para converter o visitante em lead (potencial cliente), o Inbound Marketing se apoia nos fundamentos do marketing de conteúdo, ou seja: estabelece personas (público-alvo), aplica o SEO (Search Engine Optimization) em blog posts e páginas, estrutura conteúdos e ofertas (e-books, infográficos) em cada etapa do funil de vendas e, por fim, analisa todos os resultados a fim de afinar cada vez mais a estratégia.

Basicamente, a metodologia do Inbound consiste no loop: atrair visitantes> converter visitantes em leads> fechar a venda > encantar o cliente. Sendo que, entre uma etapa e outra, o conteúdo será sempre o principal agente viabilizador da conversão.

Menores custos

Se você já pesquisou quanto custa um anúncio publicitário na faixa nobre de rádio ou TV, gostará de saber que o marketing digital necessita de um baixo investimento. Gostará ainda mais quando se der conta de que a maior parte dos seus consumidores está mesmo é na internet, interagindo nas redes sociais ou acompanhando os blogs e seus youtubers favoritos.

O baixo custo em relação às campanhas tradicionais dos meios de comunicação fez com que o marketing digital ficasse longe da crise em 2015, transformando-se numa grande promessa de negócios para 2016. Além das campanhas pagas do Facebook Ads e Google AdWords, você ainda pode investir na atração de tráfego orgânico, com custo zero. Basta você implementar no seu domínio as regras do Inbound Marketing que mencionamos acima.

Bom, na teoria é tudo muito bonito, não é mesmo? Que tal você aprender na prática, como fazer Inbound Marketing hoje mesmo e aumentar a presença digital da sua empresa? Se você entende bem o inglês, pode usar, sem custo algum, a versão Trial da ferramenta da Hubspot para otimizar seus blog posts, monitorar a performance de cada palavra-chave, aplicar CTAs, criar Landing Pages e Thank You Pages, entre tantos outros mecanismos de atração de leads qualificados para o seu negócio. Bem-vindo ao novo marketing!

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