Você sabe usar bem indicadores e métricas de marketing digital?
O marketing digital já deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade para qualquer empresa que queira atingir melhores resultados em vendas. São diversos formatos e plataformas disponíveis, que oferecem possibilidades para todos os orçamentos: desde os milionários até os mais enxutos.
No entanto, não adianta investir em campanhas nas mídias digitais se você não for capaz de mensurar qual o retorno essas estratégias estão trazem para a sua empresa. É justamente para este trabalho que existem os chamados indicadores chaves de performance, que permitem às empresas mensurar o desempenho de suas iniciativas no marketing digital.
Nesse post você vai entender o que são estes números e conhecer as principais métricas de marketing digital para aplicar na sua empresa. Confira!
O que são indicadores chave de performance?
Os indicadores chave de performance — ou key performance indicators (KPIs) — são os números que auxiliam uma organização a avaliar o desempenho de suas iniciativas de marketing digital.
Ou seja, são os valores quantitativos que medem o trabalho e os processos dentro da empresa, ajudando os gestores na definição das metas e objetivos do negócio.
Para ser um número relevante para a empresa, no entanto, não basta apenas retratar o resultado de um processo de marketing digital. É preciso que também reúna algumas características que o torna importante para a organização. Conheça alguns desses pontos:
- Ter relação direta com objetivas da organização como um todo;
- Possuir caráter estratégico para a direção da empresa;
- Ser relevantes para todos os níveis hierárquicos do negócio;
- Ter como base dados confiáveis e mensuráveis;
- Servir como insumo para um plano de ação.
Quais as principais métricas de marketing digital?
1. CAC
Um dos principais objetivos de uma estratégia de marketing digital é a atração de novos clientes para a empresa e, normalmente, estas iniciativas demandam investimentos por parte da organização.
Isto significa que para cada novo cliente gerado para o negócio, existe um custo envolvido, certo? Esta métrica chama-se Custo de Aquisição de Clientes, ou apenas CAC.
Para calcular este indicador é necessário dividir o investimento feito em marketing e vendas pelo número de clientes gerados em um determinado período. Essa métrica possibilita a avaliação de quanto o cliente precisa gerar para o negócio para que ele se pague.
2. Taxa de conversão
Normalmente, as ações de marketing digital levam o usuário para o site da empresa ou até mesmo para uma landing page específica de uma campanha. A taxa de conversão é a métrica que calcula quantos visitantes converteram — ou seja, concluíram a ação prevista, dentre todos que visitaram a página.
Por exemplo, digamos que você produziu um e-book e está investindo em campanhas de mídia paga no Facebook para gerar downloads do material. Neste caso, a conversão é o usuário acessar a página do livro e se cadastrar para fazer o download. Para calcular a taxa de conversão basta dividir a quantidade de conversões pelo total de visitantes da página, e multiplicar por 100.
3. ROI
Por fim, uma das métricas de marketing digital mais importantes para qualquer empresa. O ROI (Return on Investment ou, em português, Retorno sobre Investimento), é o indicador que mensura quanto de retorno o marketing digital, ou até mesmo uma determinada campanha, está trazendo para sua empresa.
Para calculá-lo é preciso subtrair o valor investido do ganho obtido com a ação, e depois dividir o resultado pelo valor investido.
Por exemplo, se você investiu R$1.000 e teve um retorno de R$3.000 a conta seria: (3.000 – 1.000) / 1.000 = 2
Nesse caso, significa que a empresa teve um retorno de 2. Ou seja, para cada R$1 investido ela teve R$2 de retorno.
Métricas de marketing digital são importantes para qualquer empresa, mas, mais do que conhecê-las, é preciso saber como utilizá-las para maximizar os ganhos do seu negócio.
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